Perfil

BIOGRAFIA

Nascida às 13h20m do dia 08 de setembro de 1968, na Santa Casa de Misericórdia de Fartura, Sandra Regina Pires é filha de José Benedito Pires e de Maria Lucina Pires, também naturais de Fartura.

Durante três anos, morou com os pais na cidade de Fartura, à rua Barnabé José Soares, 742, até se mudar para Taquarituba, em 1971. Quatro anos mais tarde, fixou residência em Itaporanga, cidade onde residiu até seu falecimento, em fevereiro de 2008, vitimada por um acidente automobilístico próximo à cidade de Avaré, estado de São Paulo.

A trajetória escolar da biografada começa no ano de 1975, na pré-escola da escola José Penna, em Taquarituba, e sua primeira professora foi Nina, que considerava um nome delicado, símbolo do carinho em sua função de educadora.

Os oito anos seguintes da vida escolar de Sandra (1º. Grau) foram na cidade de Itaporanga, na E.E.P.G. “Cel. Vicente Russo do Amaral”, encerrados no ano letivo de 1983, período lembrado com carinho por Sandra. O 2º grau, três primeiros anos do Ensino Médio, foi feito na E.E.P.S.G. “Epitácio Pessoa”, na cidade de Itaporanga, encerrado no ano de 1986. Em 1987, Sandra completou seus estudos iniciais com a especialização para o magistério de 1as e 2as séries do ensino Fundamental, sempre se destacando em disciplinas relacionadas à educação.

Em janeiro de 1989, a futura educadora foi aprovada no concurso vestibular da Escola Superior de Educação Física de Avaré, como quadragésima primeira colocada.

Concluiu o curso em questão em 08 de fevereiro de 1992, momento a partir do qual nunca se afastou da área educacional, sendo que já trabalhava, desde 1991, como PEB-I, aprovada no concurso em novembro de 1990 em 159º lugar, e a partir de 1992 começou a atuar como PEB-II na disciplina de Educação Física na E.E. “Epitácio Pessoa” – Itaporanga – SP. No ano 2000, ingressou no cargo efetivo na mesma U.E., aprovada em 481º lugar, período em que fez a complementação pedagógica superior na FAFIT – Itararé, tornando-se, a partir de 07 de agosto de 1998, pedagoga.

No ano de 2002, após aprovação em concurso em 2.736º. lugar, ingressou no cargo de diretora de escola, na cidade de Guarulhos – SP, deixando de ministrar aulas de educação física em Itaporanga.

Inscreveu-se para vagas de Diretor de Escola e Supervisor de Ensino, no ano de 2003, também obtendo aprovação nos referidos concursos do mesmo ano.

Mais tarde, transferiu-se como diretora para a E.E. “ Barão de Antonina”, na cidade de Barão de Antonina – SP.

Durante sua vida profissional, a biografada participou de cursos que colaboraram para seu aperfeiçoamento, como: Administração de Empresa – Instituto Brasileiro de Ensino Técnico; Datilografia – Obra Kolping do Brasil, em Itaporanga; Projeto Ipê – “Isto se aprende com o Ciclo Básico, em Sorocaba; Projeto Ipê – “Quem quiser que conte outra”, em Itaporanga; Projeto Interior na Praia, na Praia Grande; I Curso de Iniciação ao Voleibol, em Botucatu; novamente Projeto Interior na Praia, também na Praia Grande, mas desta vez na qualidade de monitora visitante; “É hora de renovar minha prática pedagógica”, em Itararé; 3º. Jogos da Primavera: Basquetebol, na cidade de Avaré; Principais Indicadores de mudança num processo de formação permanente – Módulos I e II, em Sorocaba; e na mesma cidade, Sorocaba, Estágio: uma proposta de avaliação contínua – Módulo III; I Curso de reciclagem de voleibol, em Riversul; III Encontro dos Professores Coordenadores Pedagógicos – Reinventando a Escola: Construção da Prática Pedagógica Coletiva (Troca de Experiência: Construção do conhecimento e aperfeiçoamento do trabalho do PCP, na cidade de Sorocaba; Extensão Cultural – Capacitação dos Coordenadores Pedagógicos, em Itararé; Curso de Educação Física, também em Itararé; Extensão Cultural – Um salto para o futuro – série VIII – Módulo I, II e III(6 turmas), em Itararé; Extensão Cultural – Um salto para o futuro – série Prevenir é sempre melhor (3 turmas), em Itararé; Circuito Gestão – Módulo I Gestão de Pessoas: Liderança e Trabalho Coletivo, em Monte Aprazível; Capacitação para o uso de Softwares Educacionais dos PEB II das Escolas com Salas Ambiente de Informática – Fase 3 – Conhecimentos Básicos em Informática na Educação, em Itararé; Módulos I e III Customizados, Liderando Equipes com Decisão, em Santa Cruz do Rio Pardo; PCE: Liderança e Trabalho de Equipe e Tomada de Decisão, também em Santa Cruz do Rio Pardo; Panificação Artesanal, em São Paulo; II Congresso Internacional de Educação – A educação que queremos, também em São Paulo e finalmente Gestão Escolar e Tecnologia, na cidade de São Paulo.

O último curso feito por Sandra foi uma Especialização em Gestão Educacional, na Universidade Estadual de Campinas, em 2006.

Durante 3 anos, atuou como catequista na comunidade de Itaporanga e como palestrante para crianças e adolescentes que se preparavam para o Sacramento do Crisma.

Amava sua sobrinha Camila, filha de sua irmã Renata, cuidava dela e a educava como se fosse sua própria filha.

Era devota de Nossa Senhora das Graças e de Santa Teresinha, cuidava da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, limpando e plantando flores. Gostava da prática de massagem e seu time do coração era o Palmeiras.

O momento mais emocionante de sua vida e sua maior realização foi o nascimento da filha Ana Giulia Pires Maranho, no dia 5 de junho de 2001.

Apreciava a vida simples, não dispensando o café com leite e açúcar, o pão caseiro e o arroz com bacalhau. A bebida preferida era o suco de laranja, e o doce apreciado era o bombom de morango.

Fazia, freqüentemente, passeios a Aparecida do Norte, a Shoppings e a pesqueiros. Adorava viver em família e com os amigos.
SOBRE A ESCOLA

Tipo de Atendimento/recursos: Ensino Fundamental – ciclo II, Ensino Médio e projeto Acessa Escola.

As terras do município de Barão de Antonina pertenceram ao ilustre brasileiro João da Silva Machado, que prestou relevantes serviços ao país.

Em 1821, foi escolhido eleitor da Quinta Comarca de São Paulo, encarregado da eleição dos representantes do Brasil às Cortes de Lisboa.

Em 1829, foi Suplente para o Conselho Geral da Província de São Paulo.

Foi durante vários anos Deputado à Assembléia Provincial e Vice-Presidente da Província.

Recebeu o título de Barão de Antonina por decreto de 11 de setembro de 1843. Obteve ainda o oficialato da Imperial Ordem do Cruzeiro do Sul.

Destacou-se nos trabalhos de aldeamento dos índios, abertura de estradas e fundação de colônias estrangeiras.

Sendo possuidor de inúmeros quinhões de terras, desde o norte do Paraná e sul de São Paulo.

O Barão doou parte delas ao Governo do Estado de São Paulo para que fossem destinadas aos índios que habitavam a região.

A escola conta atualmente com 8 salas do Ensino fundamental, 6 salas do Ensino Médio e 2 salas do Telecurso.

Atende alunos da Zona Urbana e Rural e também alunos dos municípios vizinhos.

A escola possui cerca de 400 alunos divididos nos três períodos. Cerca de 30 professores trabalham nesta unidade, entre eles professores efetivos, ACTs e eventuais.

As instalações da escola estão em bom estado, conta com 1 sala de vídeo, 1 sala de informática (SAI), 01 biblioteca e uma quadra esportiva recém reformada.

Os Colegiados (Grêmio Estudantil, Conselho de Escola e a APM) são democráticos, buscando a participação e o envolvimento de todos no processo educacional.

A partir da publicacão no Diário Oficial de 18/09/2009 a EE Barão de Antonina passa a denominar-se EE Profa. Sandra Regina Pires de acordo a lei nº 13699 de 17/09/2009. O projeto de lei nº 104/2009 foi do deputado estadual do PSDB Samuel Moreira.
Dados

E-mail oficial: e015581a@see.sp.gov.br
Avenida Brasília, 825
18490-000 - Barão de Antonina - SP
Telefone: (15) 3573-1173
Diretora: Maria Aparecida Bueno
Vice -diretora: Zuleide Ferraz de Almeida Vieira

Coordenação:

PC EF: Tânia Aparecida Nogueira Pires
PC EM: Lilian Rose Rotelli Rocha
Secretária: Ivonete Aparecida Vilela da Silva